Como limpar a caixa d’água da forma correta

Antes de entendermos como é feita a limpeza do reservatório de água, é preciso saber os tipos existentes. Existem as caixas d’água, que são aquelas localizadas no forro das casas ou no alto dos prédios; as cisternas, que ficam no chão, ao nível da rua ou enterradas; as cisternas de águas pluviais, que são aquelas que recolhem a água da chuva e são direcionadas para saídas de limpeza comum; e, por último, as torres, que podem ser caixas d’água ou cisternas colocadas em estruturas em forma de torre elevada. Sabendo da diferença de cada reservatório, é possível saber que tipo de serviço contratar para a limpeza.

Não realizar a limpeza da caixa d’água periodicamente pode ocasionar surgimento de fungos, bactérias, algas e até insetos e animais indesejados. Essa falta de cuidado traz riscos à saúde, como doenças muito sérias.

Por isso, limpar a caixa d’água com frequência é tão importante. Além de fazer a higienização semestralmente, é necessário limpar da forma correta. Não adianta limpá-la sempre se fizer da forma errada e ela permanecer contaminada. Por essa razão, é tão importante contratar uma empresa especializada nesse serviço. 

Mesmo cuidando para manter a tampa da caixa bem fechada, impedindo a entrada de insetos e animais indesejados, a água que é direcionada para o reservatório recebe partículas de sujeiras ao longo do percurso entre o centro de tratamento e sua casa. Então, para evitar transtornos, a limpeza deve ser realizada semestralmente.

Como é feita a limpeza?

No processo de limpeza do reservatório, a equipe técnica desliga o fornecimento de água do imóvel para poder fazer a limpeza e a caixa d’água é esvaziada. Mas não se preocupe, é reservada uma quantidade de água suficiente para o consumo mínimo diário do local. Após isso, o interior da caixa d’água é escovado com escovas específicas, com cerdas de fibra vegetal, de nylon ou cerdas plásticas macias. Jamais serão usadas escovas metálicas, pois elas podem riscar o interior da caixa e servir de esconderijo para bactérias. Detergentes, sabão ou outros produtos químicos são evitados. Jatos fortes de água também são muito utilizados na hora da limpeza.

Feito o processo de escovação do interior do reservatório, é usada água para lavar as paredes e toda a sujeira é esvaziada do reservatório. Aparentemente, a caixa d’água está sem sujeiras, mas o processo de limpeza ainda não foi concluído. Agora é preciso sanitizar o reservatório. 

A etapa da sanitização começa com o reservatório sendo enchido. É depositado no reservatório 1 litro de hipoclorito de sódio a 2,5% para cada 1.000 litros de água. Contudo, a solução deve agir no reservatório por 2 horas. A cada 30 minutos, a solução deve ser agitada, sempre usando luvas, evitando o contato com a pele.

Por fim, é retirada a tampa que fecha a saída do reservatório e aberto o registro de saída. As torneiras e descargas são abertas para que a solução que está na caixa d’água faça a sanitização da tubulação de saída/consumo. Agora sim a caixa está limpa. A tampa, então, será reposta. CERTIFIQUE-SE de que ela esteja bem travada. As torneiras de saída são fechadas e o registro é aberto novamente para encher o reservatório.

Não se esqueça de conferir se a equipe colocou o registro da data da próxima limpeza na parede externa da caixa. Assim você não esquecerá quando será a próxima limpeza. 

Pronto, agora você e todos que utilizam a água estão seguros. Parece um serviço simples, mas deve ser bem feito, afinal, estamos falando da sua saúde e de outras pessoas. Limpar a caixa d’água de forma incorreta ou inapropriada manterá sua água contaminada e impura. Por isso, opte por empresas especializadas para esse tipo de serviço, pois a garantia de que o serviço será bem feito e a segurança na qualidade são certos.

A Polinseto realiza o serviço de limpeza de caixas d’água para empresas e residências em Curitiba e região! Entre em contato pelo telefone (41) 3256-7625 ou solicite um orçamento por WhatsApp: (41) 98484-7625.

Acompanhe a nossa página no Facebook e o nosso blog para mais informações e dicas.

1 Comentário
  1. […] ela também sofre alteração em seu aspecto cristalino. Esse é um sinal de impurezas na sua caixa d’água, visto que o padrão da água é sempre ser incolor, inodora e […]

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Entre em contato

Envie sua mensagem com telefone que retornaremos o mais rápido possível.

Enviando

Desenvolvido por Mercado Binário - Criação de site.

Click Me

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?