Como prevenir a aparição de cupins na primavera

A primavera é uma estação perfeita para a proliferação de cupins. As altas temperaturas e umidade favorecem a reprodução e o desenvolvimento desse inseto minúsculo, mas que pode causar um gigantesco estrago. Por ser uma praga silenciosa, os cupins podem oferecer prejuízos financeiros e até o risco de desabamento.

Os cupins se alimentam de madeira, na verdade, da celulose da madeira. Para conseguir o alimento eles são capazes de atravessar qualquer obstáculo, como paredes e forros de gesso, tubulações e até fiações de luz, o que pode provocar curtos-circuitos. Como precisam da madeira eles costumam aparecer em móveis, rodapés, portas e demais lugares que apresentam o material. Roupas, sapatos, cobertores, livros e papéis também podem sofrer ataques.

Apesar de existirem cerca de 2 mil espécies é possível dividi-los em dois tipos.

Cupins de madeira seca

Essas pragas vivem dentro das madeiras que não recebem umidade, como móveis, estantes, quadros, etc. Como se alimentam da parte interna, raramente costumam sair e conseguem facilmente danificar um móvel inteiro por dentro antes que seja perceptível externamente.

Cupins subterrâneos

Esse tipo costuma fazer seu ninho no solo, porém também ataca parede e qualquer outro espaço estrutural, como lajes e árvores. Diferente dos cupins de madeira seca, os subterrâneos gostam de umidade e não costumam ficar em um único local. A sua reprodução também é mais rápida do que o do outro tipo.

Como evitar

A falta de cuidado do solo na construção civil e o desmatamento são alguns dos principais fatores que contribuem para a invasão desse inseto no ambiente urbano. Por essa razão, a maneira mais eficaz de precaução é monitorar frestas, rachaduras e manchas em madeiras. Outras medidas são:

 

  • Coloque telas de proteção nas janelas;
  • Use madeiras tratadas ou naturalmente resistentes;
  • Aplique tintas e vernizes na parte externa da madeira, tampando as brechas;
  • Inspecione os móveis e objetos de madeira periodicamente;
  • Evite guardar livros em estantes de madeira, opte pelas de metal;
  • Não acumule objetos de madeira em locais úmidos;
  • Cuide dos lugares úmidos e elimine infiltrações e vazamentos;
  • Realize o controle de pragas periodicamente com uma empresa especializada.

 

Encontrou um foco de infestação de cupins? A recomendação é não usar inseticida e sim chamar um especialista para identificar a melhor solução. Alguns produtos vendidos são tóxicos e prejudiciais ao ser humano, obrigando a se afastar por até 72 horas do local onde foi aplicado o veneno.

Conte com profissionais qualificados e certificados para o serviço de controle de praga e dedetização. A Polinseto realiza o serviço de dedetização, desratização, descupinização e controle de pragas para empresas e residências. Entre em contato pelo telefone (41) 3256-7625 ou solicite um orçamento por WhatsApp: (41) 98484-7625.

Acompanhe a nossa página no Facebook e o nosso blog para mais informações e dicas.

1 Comentário
  1. Obrigado pelas dicas!

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Entre em contato

Envie sua mensagem com telefone que retornaremos o mais rápido possível.

Enviando

Desenvolvido por Mercado Binário - Criação de site.

Click Me

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?