Cuidado com a saúde: chegou a época das mariposas!

As mariposas são insetos pertencentes ao grupo dos lepidópteros, o que as tornam primas das borboletas. E como praticamente todos os insetos, é nas estações mais quentes que elas aparecem mais. Na primavera, com o desabrochar das flores, disseminação do pólen e as temperaturas mais quentes e úmidas, proporcionam a época perfeita para a reprodução desses insetos. 

O que muitos sabem é que esse inseto é atraído pela luz artificial e costuma aparecer à noite, voando ao redor das lâmpadas. Mas o que muitos desconhecem são os malefícios que as mariposas causam à saúde.

Leia tambémComo deixar sua casa segura e evitar surpresas com insetos nas férias.

Que cuidados devemos tomar?

As mariposas podem causar dermatite, que é uma inflamação na pele, identificada por provocar manchas vermelhas e muita coceira. Esse problema é causado graças ao pó liberado quando o inseto bate as asas, chamado de cantaridina, que causa irritação na pele e nos olhos.Outros efeitos podem ser dor, queimação, vermelhidão e inchaço.

Todo cuidado é necessário. O incomodo pode evoluir para pequenas feridas e, raramente, bolhas e necroses. Para evitar acidentes, é recomendado ter atenção com redes e roupas expostas em varais e com os móveis externos a casa. Evite ficar sob postes ou luminárias durante a noite e utilize telas protetoras nas portas e janelas.

Em 2010 foi registrado, em um período de 14 dias em dezembro, um surto de 1.206 casos de dermatite causados por mariposas nas cidades de Matinhos, Pontal do Paraná, Paranaguá, Antonina e Morretes, no litoral paranaense.

Outro inseto que também causa problemas e está no mesmo grupo das mariposas, são as traças. Esse inseto se alimenta de papéis, restos de pele e cabelos, por esse motivo encontramos eles em roupas. O ambiente úmido e escuro torna-se ideal para sua morada e reprodução. Mantenha os ambientes limpos e secos para evitar esta praga urbana.

A Polinseto realiza o serviço de dedetização, desratização, descupinização e controle de pragas para empresas e residências. Entre em contato pelo telefone (41) 3256-7625 ou solicite um orçamento por WhatsApp: (41) 98484-7625. Acompanhe a nossa página no Facebook e o nosso blog para mais informações e dicas.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Entre em contato

Envie sua mensagem com telefone que retornaremos o mais rápido possível.

Enviando

Desenvolvido por Mercado Binário - Criação de site.

Click Me

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?