Morcego em casa: o que fazer?

No dia 16 de maio a Banda B postou uma reportagem sobre um morcego que foi resgatado no bairro Ahú que foi diagnosticado com o vírus da raiva. Segundo o portal, o morcego foi encontrado dentro de um apartamento e resgatado pela Unidade de Vigilância e Zoonoses, que também já registrou um outro caso desde janeiro.

Notícias como essa revelam a realidade do que estamos expostos quando voadores entram em nossas casas, e demonstram a necessidade de um controle eficaz feito por profissionais treinados para esse trabalho.

A Raiva

Já falamos aqui no blog que, de acordo com o Ministério da Saúde, a raiva pode ser transmitida pela mordida, arranho e lambedura de qualquer espécie de morcego, colocando os moradores da casa em risco letal, pois caso não seja tratada a raiva pode levar à coma e à morte. Dessa forma, a doença é considerada um problema de saúde pública, que envolve não apenas os médicos mas também as dedetizadoras e a prefeitura que deve orientar a população sobre como reagir em casos de contato com animais infeccionados pelo vírus. No episódio reportado pela Banda B., a prefeitura se manifestou com orientações específicas. Confira:

Controle de morcegos

Segundo a bióloga entrevistada, se você encontrar um morcego dentro de casa:  “Não mexa nele, em hipótese alguma. Se o animal estiver morto, é possível coletá-lo com uma pá de lixo e colocá-lo em um saco plástico ou vidro”. A reportagem indica também que, caso o animal esteja vivo no chão, é necessário isolá-lo antes de realizar o controle definitivamente. E, caso ele esteja pendurado na cortina: “Nós recomendamos que os moradores abram bem a janela, apaguem a luz, isolem o ambiente e deixem ele sair.” Além disso, foi ressaltada também a necessidade de vacinar os animais da casa, pois a raiva pode afetar e ser transmitida por eles.

A Polinseto garante qualidade no controle de morcegos e outros voadores, como pombos e pardais. Nossa equipe atua em toda Curitiba, região e litoral. Em caso de morcegos em casa, entre em contato pelo telefone (41) 3256-7625 e contrate os nossos serviços!

 

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Entre em contato

Envie sua mensagem com telefone que retornaremos o mais rápido possível.

Enviando

Desenvolvido por Mercado Binário - Criação de site.

Click Me

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?