Por que algumas pessoas sofrem mais ataques de mosquitos?

Por que algumas pessoas sofrem mais ataques de mosquitos

Segundo o senso comum, ter o “sangue bom” para insetos é o que faz com que algumas pessoas sofram mais com ataques de mosquitos do que outras. Essa afirmação até tem um pouco de verdade, mas a atração de insetos está relacionada a outros diversos fatores, como o odor corporal, que também torna a pessoa mais suscetível a ataques de insetos.

Vamos entender quais são esses fatores que determinam se uma pessoa sofrerá mais ataques de mosquitos que outras.

Tipo sanguíneo O

Em 1972, o periódico Nature publicou um estudo no qual mostrou a preferência dos mosquitos pelo sangue do tipo O. Na época, as cientistas Corinne Wood e Caroline Dore avaliaram a reação de 20 mosquitos fêmeas a pessoas de diferentes tipos sanguíneos. O resultado foi que, na maioria das vezes, os mosquitos preferiam os indivíduos com sangue O.

Posteriormente, em 2004, pesquisadores japoneses realizaram um teste com 64 pessoas para saber mais sobre essa preferência dos mosquitos. O resultado foi o mesmo: pessoas com o tipo O foram os preferidos dos mosquitos. Segundo as avaliações, os cientistas acreditaram que os insetos eram atraídos por pessoas que secretavam mais sacarídeos (açúcares) pela pele.

Odor corporal

Em 2015, cientistas da Grã-Bretanha e EUA realizaram um teste com gêmeos idênticos e não idênticos para testar a atração dos mosquitos. Nesta pesquisa, os cientistas constataram que os gêmeos idênticos – que têm a mesma carga genética e odores parecidos – atraíam a mesma quantidade de picadas, sugerindo a influência de fatores genéticos.

No estudo foi realizado um teste em que os indivíduos colocavam a mão em um tubo ventilado, onde o vento levava os odores corporais dos participantes. Contudo, eles ainda não determinaram quais genes específicos estariam envolvidos.

Consumir cerveja

A Toyama Medical and Pharmaceutical University, do Japão, constatou em 2002 que o consumo de cerveja contribui para o ataque de insetos, porque a cerveja é composta, basicamente, por álcool e açúcares, que deixam o sangue mais “adocicado”. Isso faz com que a pessoa secrete mais sacarídeos pelos poros, atraindo mais mosquitos.

Visão dos mosquitos

A visão dos insetos costuma ser bastante sensível ao ambiente, principalmente a dos mosquitos. Na visão deles, os tons mais escuros se sobressaem, enquanto os mais claros misturam-se ao ambiente.

Como evitar os ataques de mosquitos?

Telas nas janelas e entradas de ventilação

Há locais que é impossível evitar de ficar exposto aos ataques de mosquitos, como residências próximas a áreas florestais. Contudo, existem técnicas para dificultar a entrada indesejada dos insetos. As telas instaladas em portas e janelas, são ótimas para a contenção dos mosquitos.

Repelentes

Os repelentes também são importantes. Porém ele sozinho não resolve os problemas das picadas, já que seu efeito protege a pele apenas por algumas horas, mas não impede totalmente a ocorrência de picadas. Eles também não eliminam os insetos, apenas dificultam os ataques.

Dedetização

Não deixar água parada e colocar areia nos pratinhos de plantas continuam ajudando a eliminar os mosquitos. Porém, uma das ações mais eficazes contra os ataques de mosquitos e insetos ainda é a dedetização. Isso porque a dedetização elimina os focos de reprodução, cortando o mal pela raiz.

Porém, o controle de pragas e combate de insetos só é eficiente quando realizado de maneira correta por profissionais qualificados. Para isso, contrate uma empresa especializada e que realmente elimine essas pragas tão prejudiciais ao homem. A Polinseto realiza o serviço de dedetização, desratização, descupinização e controle de pragas para empresas e residências em Curitiba e região! Entre em contato pelo telefone (41) 3256-7625 ou solicite um orçamento por WhatsApp: (41) 98484-7625.

Acompanhe a nossa página no Facebook e o nosso blog para mais informações e dicas.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Entre em contato

Envie sua mensagem com telefone que retornaremos o mais rápido possível.

Enviando

Desenvolvido por Mercado Binário - Criação de site.

Click Me

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?