Ratos: conheça as principais doenças transmitidas!

Apesar de gerarem repulsa e serem considerados pragas urbanas, muitas pessoas ainda não compreendem a seriedade da infestação de roedores. Ratazanas, ratos de forro e camundongos podem transmitir diversas doenças que afetam a saúde dos seres humanos. Portanto, é preciso ter muito cuidado com a eliminação desses animais.

De acordo com o Ministério da Saúde, o rato pode transmitir mais de 30 doenças. Confira as principais:

Principais doenças

Leptospirose

Transmitida pela urina dos roedores, a leptospirose é uma doença muito conhecida que possui tratamento com antibióticos. Mas, que se não for descoberta a tempo, pode levar à morte. Ela é causada por bactérias que ficam nos rins dos animais e entram nos homens pelas mucosas ou através de algum machucado. Sintomas incluem: febre alta, dor de cabeça, sangramento, dor muscular, calafrios, olhos vermelhos e vômitos.

Peste bubônica ou peste negra 

A Peste Bubônica é uma das doenças mais antigas do mundo, mas até hoje mata pessoas ao redor do mundo. Ela é transmitida pela pulga do rato de telhado, e seus sintomas incluem inchaço dos gânglios linfáticos, febre, calafrios, dor de cabeça, fadiga e dores musculares. Assim como a Leptospirose, é tratada com antibióticos.

Tifo murino ou febre murina

Tifo é uma doença bacteriana transmitida pela pulga de ratos e outros animais como gatos, gambás e guaxinins. Seu tratamento também utiliza antibióticos e seus sintomas mais comuns são: dor de cabeça, febre alta, indisposição, náusea e diarreia.

Febre da mordida do rato

Essa doença é transmitida pela mordida do roedor infectado ou através da ingestão de alimentos infectados com a saliva do animal. Ela causa febre, vômitos e dores musculares. Seu tratamento é feito com antibióticos, entretanto se não for tratada a tempo pode evoluir para pneumonia e infartos.

Hantavirose

Diferente das outras, a Hantavirose não possui tratamento específico, sendo tratada apenas as infecções pulmonares que ela causa. Essa doença é transmitida pela urina e saliva dos ratos e pode ser mortal. Sintomas incluem: febre alta, dores musculares, dor de cabeça, náuseas, vômitos e diarreia.

O que fazer?

Para evitar a proliferação dessas doenças é importante tomar medidas contra a infestação de roedores. Porém, jamais recorra a soluções caseiras. Já falamos aqui no blog que o ideal é sempre contratar profissionais especializados para esse serviço.

A Polinseto utiliza iscas rodenticidas de dose única, bloco, pó de contato, porta-isca, porta-isca adesiva e disponibiliza uma equipe de técnicos para fazer o controle e a manutenção durante o processo.Nossa equipe trabalha em toda Curitiba, região e litoral. Atendemos em residências, prédios, empresas e escolas de forma ágil e eficiente. Faça um orçamento por Whatsapp: (41) 98484-7625 ou pelo telefone: (41) 3256-7625

Acesse nossas redes sociais e mantenha-se informado sobre pragas e limpezas necessárias para a segurança da sua família.

1 Comentário
  1. Ótimas informações!!

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Entre em contato

Envie sua mensagem com telefone que retornaremos o mais rápido possível.

Enviando

Desenvolvido por Mercado Binário - Criação de site.

Click Me

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?