Ratos e Ratazanas: conheça as diferenças entre os roedores!

Nós já falamos aqui no blog sobre as doenças que os ratos podem transmitir, e sobre como deve ser feita a eliminação de roedores. Mas, saber diferenciar as espécies de roedores também é essencial para realizar uma desratização de forma eficiente, pois conhecer as características da praga é o primeiro passo para conseguir controlá-la em ambientes infestados.

Confira as diferenças dos principais roedores:

Ratazana e Ratos: Características

De acordo com o portal BioMania existe mais de 6 mil espécies e subespécies de roedores. As 3 mais comuns nas cidades são: ratazana comum (Rattus norvegicus), rato negro (Rattus rattus) e rato doméstico (Mus domesticus). Além deles, o rato-do-caipim (Bolonys lasyurus) também tem se tornado comum devido ao desmatamento.

Essas espécies são bem diferentes. Entretanto, todas elas têm um par de dentes incisivos no maxilar superior, pernas curtas e causa longa.

Ratos

Os três tipos de rato mencionados podem ser confundidos com ratazanas jovens, mas existem diferenças. Os ratos são geralmente de cor cinzenta clara ou acastanhada, e as ratazanas têm cabeça e pés maiores do que os ratos em relação ao corpo. O rato negro tem um corpo delgado, nariz pontiagudo e cauda mais longa que a cabeça e o corpo juntos.

Os hábitos alimentares das espécies de ratos são diferentes. Enquanto o rato doméstico prefere comer cereais e se alimentar sempre no mesmo lugar, o negro prefere frutas e alimentos úmidos, quase nunca comendo no mesmo local. Dessa forma, ele se torna mais difícil de controlar.

A preferência de habitat deles também difere. Os ratos negros preferem ambientes de clima temperado e têm facilidade para construir ninhos em locais altos. Já, os domésticos estão quase sempre no solo e fazem ninhos em tocas. É fácil identificar as infestações de ratos domésticos pois a oleosidade do corpo deles, misturada com urina, forma crostas de sujeira.

Ratazana

A ratazana comum é maior que o rato negro, seu corpo é mais grosso, a cauda mais curta do que a cabeça e o corpo juntos, as orelhas pequenas e peludas, e o nariz grosso.

As ratazanas, assim como o rato doméstico, preferem comer cereais. Elas cortam o grão quando comem e procuram sempre se alimentar no mesmo lugar. Suas pegadas são muito maiores do que as dos ratos, elas geralmente vivem no solo e em tocas, podendo ser encontradas em edifícios, sistemas de esgotos e ao ar livre.

Uma grande diferença entre as ratazanas e os ratos é a reprodução. As ratazanas atingem a maturidade sexual mais tarde, tendo ninhadas menores e menos frequentes. Assim, as infestações de ratos são geralmente maiores e mais frequentes.

A Polinseto utiliza iscas rodenticidas de dose única, bloco, pó de contato, porta-isca, porta-isca adesiva para uma desratização de qualidade. Nossa equipe atua em toda Curitiba, região e litoral. Atendemos em residências, prédios, empresas e escolas de forma ágil e eficiente. Acesse a nossa página do Facebook, entre em contato pelo telefone (41) 3256-7625 ou solicite um orçamento por Whatsapp: (41) 98484-7625.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Entre em contato

Envie sua mensagem com telefone que retornaremos o mais rápido possível.

Enviando

Desenvolvido por Mercado Binário - Criação de site.

Click Me

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?