As aranhas mais perigosas do Brasil

aranhas, aranhas venenosas, aranhas mais perigosas, dedetizadora em curitiba, dedetizadora curitiba

As aranhas geram tanto medo nas pessoas que elas já estamparam as telas de diversos filmes de terror, como no filme Aracnofobia, de 1990. E a aracnofobia – medo de aracnídeos, como aranhas e escorpiões – é justificável: apesar de pequenas, o veneno de algumas espécies de aranhas pode levar à morte.

Claro, para que uma pessoa faleça com a picada de uma aranha depende da “qualidade” do veneno, da idade e do porte físico da pessoa. Mas, mesmo assim, uma simples picada pode resultar em muita dor.

As aranhas mais perigosas do Brasil

Armadeira

Grandes e peludas – geralmente confundidas com a Tarântula – a aranha armadeira é considerada uma das mais agressivas e venenosas do mundo. Elas são grandes, solitárias e não produzem teia. Por isso do nome “armadeira”, pois elas se armam para dar o bote em suas presas.

Muito dolorosa, o veneno liberado através da picada dessa espécie nativa do Brasil contém uma toxina que eleva os níveis de óxido nítrico – substância capaz de aumentar o fluxo sanguíneo – causando, sudorese, aumento do batimento cardíaco e agitação.

Em crianças ou idosos, uma picada dessa aranha pode ser o suficiente para levar a óbito. Seus principais sintomas são: dor no local da picada, pulso rápido, febre, problemas respiratórios, vertigens e vômitos.

Aranha Marrom

 

Menor que a armadeira, com apenas 3 centímetros, a aranha marrom é bem famosa. Não são tão agressivas, mas o seu veneno pode causar sérios problemas, como a morte do tecido epitelial (pele) no local da picada.

 

 

Como a picada dessa aranha é indolor, muitas vezes passa como despercebida. É somente após 12 ou 24 horas que começamos e ver os efeitos: inchaço, bolhas no local da picada, dor, necrose do local da picada e morte da pele (como na imagem abaixo).

Sem a aplicação do antídoto, o veneno continua a se espalhar, causando sintomas como boca seca, urina escurecida e sonolência. Em alguns casos, pode acontecer a coagulação do sangue.

Viúva-Negra

Mesmo não tendo um veneno letal, é melhor não ser picado por essa espécie. O veneno da viúva-negra resulta em um alto grau de dor. A cor preta brilhante com mancha vermelha no dorso são características dessa aranha. As fêmeas podem chegar até o dobro do tamanho dos machos da mesma espécie.

 

 

Aranha Caranguejeira

Junto com a armadeira, é uma das maiores aranhas do mundo – já foram encontradas na Amazônia aranhas caranguejeiras com 26 centímetros de comprimento. Apesar de ter uma picada muito dolorosa, seu veneno não leva é fatal aos humanos. Mas a maior defesa dessa aranha não é o veneno, elas são cobertas de pelos urticantes no abdômen, que funcionam como forma de defesa. Quando são pegas, seus pelos se soltam do corpo penetrando na pele do seu predador. Esse contato pode ocasionar coceiras, irritação, vermelhidão e sensação de queimadura.

 

 

Em qual estação é mais comum encontrarmos aranhas em casa?

Durante o ano inteiro você corre o risco de encontrar insetos na sua casa. Mas é nas estações quentes que o risco é maior. Durante o inverno, os insetos hibernam por causa da falta de alimentos e condições de sobrevivência mais ásperas, em decorrer do frio.

Ao sair da hibernação, na primavera e verão, eles estão em busca de alimentos e também estão mais propensos à reprodução. Por isso, é comum vermos surtos de doenças causadas por insetos nas estações mais quentes.

Agora, durante o outono, quando as temperaturas começam a cair e os dias ficam mais curtos, os insetos começam a buscar refúgios para hibernar durante o inverno e recomeçar o ciclo. E é nessa época que as casas começam a serem invadidas.

Leia também: Por que tem tanto inseto na minha casa? Confira como eliminar formigas.

O que fazer ao encontrar aranha em casa?

Mantenha a calma. A picada de algumas espécies causa apenas vermelhidão, inchaço e pequenas dores. Porém, o atendimento médico, o diagnóstico e o tratamento devem ser rápidos. Então, se você encontrou aranhas na sua casa contate um especialista em eliminação de pragas. Matar uma aranha não significa que não haja outras. Elas ficam escondidas em pequenos cantos da casa e podem procriar, gerando dezenas de novos problemas.

Por isso, é importante contratar profissionais especializados em dedetização e eliminação de insetos. Esses profissionais identificam os pontos que devem ser combatidos, para evitar que as aranhas ressurjam. Ter uma equipe especializada é o passo mais importante ao dedetizar. Conte com profissionais qualificados e certificados para o serviço de controle de praga e dedetização.

A Polinseto realiza o serviço de dedetização, desratização, descupinização e controle de pragas para empresas e residências. Entre em contato pelo telefone (41) 3256-7625 ou solicite um orçamento por WhatsApp: (41) 98484-7625. Acompanhe a nossa página no Facebook e o nosso blog para mais informações e dicas.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Entre em contato

Envie sua mensagem com telefone que retornaremos o mais rápido possível.

Enviando

Desenvolvido por Mercado Binário - Criação de site.

Click Me

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?