As principais doenças transmitidas por baratas

As principais doenças transmitidas por baratas - Polinseto Dedetizadora

Ao ver uma barata as pessoas têm, geralmente, duas reações espontâneas: pânico e gritaria, ou pegar um chinelo e correr para matar o inseto. Essas reações são quase automáticas, causadas pela repulsa a esse inseto que vive em meio a lixos e esgoto. Alguns chegam até a ter fobia de baratas. Mas o que poucos sabem é o risco real que esse pequeno inseto causa aos seres humanos.

Por andarem por esses lugares sujos e contaminados como esgotos e lixões, as baratas trazem em suas patas milhares de micro-organismos que podem contaminar alimentos, objetos e até transmitir doenças.

Além disso, as baratas produzem secreções odoríferas, que quando liberadas impregnam o ar deixando sabor ruim nos alimentos. Esses pequenos seres também podem causar prejuízos materiais, quando se multiplicam no interior de aparelhos eletrônicos ou roendo roupas e tecidos. Portanto, além de repugnantes, as baratas também são perigosas.

Doenças transmitidas por baratas

Como já salientamos, as baratas costumam andar por lugares contaminados – esgoto, lixões e lixos hospitalares – trazendo consigo diversos vírus e bactérias causadores de doenças.

É comum confundir os sintomas iniciais de doenças transmitidas por baratas com viroses comuns. Os sintomas são: diarreia, febre, dores abdominais e náuseas. A pele e os olhos de algumas pessoas contaminadas também pode adquirir coloração amarelada. Mas na maior parte dos casos, é possível reverter o quadro com o tratamento correto.

A Febre Tifoide é uma das principais doenças causadas pelas baratas. Causada pela bactéria da Salmonela (Salmonellatyph), é uma doença transmitida por meio do contato com água, alimentos ou saliva contaminada. Ela causa dores musculares, febre alta, dor de cabeça, dor de barriga, prisão de ventre ou diarreia e irritação na pele.

Além dela, as baratas podem ser agentes causadores da conjuntivite, pneumonia e até hanseníase (lepra). Outro problema gerado pelas baratas são reações alérgicas causadas por restos deteriorados dos corpos dos insetos e fezes que são pulverizados no ambiente. Ao inalar essas partículas, uma pessoa alérgica pode desencadear uma crise alérgica.

Hepatite A pode ser transmitida por baratas

Outro perigo que as baratas representam para as pessoas é a hepatite A. Também conhecida como amarelão, a hepatite é uma inflamação no fígado. O vírus também é transmitido por água, alimentos ou objetos contaminados. Os principais sintomas são febre, dores abdominais, náuseas e diarreia por pelo menos um mês.

Como manter as baratas longe

A principal recomendação é manter a casa e os ambiente sempre limpos e arejados. As baratas buscam nas residências comida e abrigo. Então, evitar de deixar locais propícios para sua reprodução – como frestas e espaços úmidos em portas, paredes, móveis e etc. – e lixo para elas se alimentarem já ajuda muito a combatê-las.

Ao encontrar baratas na sua casa, mantenha sempre os alimentos bem fechados e protegidos e lave bem os utensílios antes de usar.

Algumas espécies de baratas podem produzir até 800 óvulos de filhotes, então matar uma não significa que o problema acabou. O mais importante e inteligente é contatar uma empresa especializada em dedetização e eliminação de pragas para a sua casa. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) recomenda que a dedetização e o controle de pragas sejam realizados semestralmente por uma equipe qualificada e com materiais adequados.

Conte com profissionais qualificados e certificados para o serviço de controle de praga e dedetização. A Polinseto realiza o serviço de dedetização, desratização, descupinização e controle de pragas para empresas e residências. Entre em contato pelo telefone (41) 3256-7625 ou solicite um orçamento por WhatsApp: (41) 98484-7625.

Acompanhe a nossa página no Facebook e o nosso blog para mais informações e dicas.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Entre em contato

Envie sua mensagem com telefone que retornaremos o mais rápido possível.

Enviando

Desenvolvido por Mercado Binário - Criação de site.

Click Me

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?