Barata: de onde veio e por que temos medo?

Barata: de onde veio e por que temos medo? | A Dedetizadora em Curitiba que oferece serviços de desinsetização, desratização e dedetização.

A barata é um inseto milenar e que está em perfeita harmonia com o ser humano. Elas vivem nas nossas cidades, entram nas nossas casas, comem nossa comida e nos dão muito medo. Estima-se que elas estejam perambulando pelo mundo há, pelo menos, 300 milhões de anos.

Durante a história da evolução das espécies, as baratas são dos poucos seres que se mantém quase idênticas às suas antecessoras. Analisando os registros fósseis encontrados aqui no Brasil, os cientistas descobriram que os espécimes que viviam lá na Era Paleozica – quando ainda não existiam mamíferos na Terra -, são, essencialmente, iguais as que estão embaixo da sua geladeira. “[…] Estas baratas da Era Paleozoica eram basicamente iguais às atuais – mas ainda não sabemos por que ou como evoluíram tão rapidamente”, disse João Ricetti, antropólogo da Universidade do Contestado (UnC) ao divulgar o fóssil encontrado em Santa Catarina.

E mesmo tendo essas companheiras desde sempre, ainda temos problemas para eliminar baratas, medo e repulsa desses insetos. Isso sem falar que elas podem prejudicar a nossa saúde.

Por que temos medo de barata?

O habitat tem muito a ver com o nosso medo e repulsa pelas baratas. Elas moram em esgotos, ralos e lixos, se alimentando do que tiver pela frente e isso nos dá nojo. É normal. Alguns outros motivos podem nos ajudar a elucidar esse problema. A psicologia, por exemplo, diz que quando temos um episódio ruim na infância – mesmo que não lembremos no futuro -, reflexos desse evento podem virar medos “irracionais”. Por exemplo, sempre que alguém via baratas perto de você e saia correndo, gritava e subia no sofá, essa reação pode ter ficado na sua memória e foi virando um medo.

O tamanho delas também pode ajudar a explicar nosso medo. Mesmo podendo variar entre pequena, média ou grande, as baratas são sempre pequenas quando comparamos com o tamanho dos ambientes. Nisso, há uma enorme dificuldade de achá-las quando se escondem atrás de móveis e objetos. E isso nos apavora.

Apesar de ser um inseto que nos traz muitos problemas, ela tem um papel muito importante na natureza. A barata é importante na cadeia alimentar, fundamental para a limpeza de material orgânico. Por isso que elas estão sempre correndo atrás de comida. O grande problema é que elas estão crescendo de maneira muito acelerada. Por isso, se a sua casa está repleta desses insetos, você precisa contar com uma empresa de dedetização para te ajudar nessa causa!

Mas nem só de pavor vivem as baratas, elas têm umas curiosidades muito interessantes:

Velocista, comilonas e sociáveis

A velocidade máxima de uma barata é de 3,2 km/h. Pode parecer pouco, afinal, nós caminhamos a 5 km/h, mas levando em consideração o tamanho que ela tem, essa velocidade se equivale a 80 km/h se ela tivesse o tamanho de um guepardo. Por isso que é difícil de pegara ela pela sala!

As baratas também estão sempre nas migalhas, especialmente de doces, não é mesmo? Mas saiba que isso são nos dias bons. Quando a coisa fica feia, elas partem para a sobrevivência e podem comer cola, graxa, sabão, couro, cabelo e, claro, fezes. Mas elas só vão pra esses “alimentos” em último caso, antes disso as baratas podem passar semanas sem comer.

Esses insetos tem uma capacidade muito singular: elas conseguem reconhecer seus familiares. Isso mesmo, elas identificam as baratas que têm a mesma linhagem delas e podem viver todas juntas no mesmo espaço. Além disso, elas gostam de ficar em espaços bem pequenos, pois são tigmotrópicas. Ou seja, ela gosta de sentir algo sólido em contato com o corpo dela, de preferência em todos os lados.

Dedetizadora em Curitiba: conheça a Polinseto 

Se você está em busca de uma empresa especializada e confiável para resolver seus problemas e garantir o controle de pragas, conte com a Polinseto. Somos uma dedetizadora em Curitiba e oferecemos o que há de melhor em dedetização em Curitiba, região metropolitana e litoral. Mas, além disso, queremos oferecer o melhor para você e sua família.

Entre em contato conosco pelo telefone (41) 3256-7625 ou solicite um orçamento por WhatsApp: (41) 98484-7625. Acompanhe a nossa página no Facebook e o nosso blog para mais informações e dicas.

0 Comentários

Envie uma Resposta

Entre em contato

Envie sua mensagem com telefone que retornaremos o mais rápido possível.

Enviando

Desenvolvido por Mercado Binário - Criação de site.

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?