A trilha: como a formiga chega na sua casa?

A trilha: como a formiga chega na sua casa? | Polinseto Dedetizadora em curitiba que realiza os serviços de desratização, desinsetização e descupinização.

É fácil encontrar formiga por toda parte, principalmente na cozinha. Mas você sabe como elas encontram o caminho até a nossa casa? Confira agora mesmo!

Quem nunca encontrou uma formiga, ou todo um grupo, andando na cozinha? Isso é muito comum, seja em grandes centros urbanos ou em regiões menos movimentadas. As formigas são insetos sociais e dividem muito bem o trabalho dentro do formigueiro, cada uma com a sua função específica. Por exemplo, existe um grupo de operárias que é responsável por sair em busca de comida. São elas que encontramos pela casa.

Você sabia, por exemplo, que existem mais de 20 mil espécies de formigas em todo mundo, 2 mil só no Brasil! Pelo menos algumas delas estão no seu quintal e dentro da sua casa. Mas como elas chegaram lá?

Como formigas entram em casa

As formigas contam com receptores em suas antenas, as sensilas, e por meio deles conseguem reconhecer as moléculas de alimento no ambiente. Por isso elas encontram com facilidade nossa cozinha, pelo cheiro de toda a comida que armazenamos e, principalmente quando não deixamos alimentos bem vedados.

Quando encontram o alimento elas voltam para chamar reforços a fim de levam o que conseguirem carregar de volta para a colônia.

Nessas andanças, entre achar comida e voltar ao formigueiro, elas fazem um caminho de feromônio que deixa no ar uma espécie de trilha, para que elas não se percam umas das outras.

Ao chegarem no formigueiro elas fazem a separação do alimento. Decidem o que vai ser devorado naquele momento, o que vira alimento para as larvas e o restante será estocado.

A maioria das formigas são onívoras, se alimentam de proteínas, e claro, açúcar. Na nossa casa este é o alimento de que mais gostam, por ser fácil de carregar e ainda fornecer toda a energia necessária para trabalharem o dia todo na colônia. São tão fanáticas por açúcar que conseguem, inclusive, detectar se um alimento é doce pelo paladar, assim como nós. 

As formigas ainda podem diferenciar o açúcar e adoçante. O açúcar é feito de sacaroses que são ricas em carboidratos, o que garante um bom nível de energia para suas necessidades físicas. Já o adoçante tem como base a sacarina, uma substância que não é metabolizada pelo organismo das formigas.

A espécie de formiga mais comum de ser encontrada em casa é a chamada formiga-fantasma, ou Tapiona melanocephalum. Se adaptam muito bem a vida urbana e gostam de ambientes escuros e quentes para fazer seus formigueiros. Principalmente dentro de móveis, fendas nas paredes e entre os azulejos. É muito provável você já ter visto elas andando pela parede e, de repente, sumido, não é? Agora você sabe onde ela está.

Mesmo sendo comum, nunca é uma boa notícia ter formigas por perto. Elas são pequenas, mas podem causar um grande estrago.

Leia mais: cupim: como se organiza e surge na sua casa.

Problemas causados pelas formigas

É preciso ter cuidado com infestações de formigas. Durante as tantas caminhadas procurando alimentos, as formigas podem passar por diferentes lugares, inclusive no lixo, e carregar impurezas em suas patas, até mesmo fungos e bactérias. Elas podem ser, por isso, transmissoras de doenças.

Esses fungos carregados podem causar alergias e micoses. As formigas podem carregar também algumas bactérias perigosas, transmissoras de infecções. Por esses motivos não é recomendado comer alimentos que tiveram algum contato com as formigas, gerando o risco de contrair uma intoxicação alimentar ou até alguma doença mais séria. 

Além disso, a formiga morde e pode causar dor e desencadear reações alérgicas. Dependendo da espécie e da pessoa, essa reação pode requerer intervenção médica imediata.

Como acabar com formigas

As formigas apresentam um olfato tão apurado que, segundo um estudo, a espécie Cataglyphis fortis, que vive no norte da África, consegue aprender 14 cheiros diferentes e ainda guardar essa informação por cerca de um mês. E elas também podem ser atraídas pela água, quase tanto quanto pelo açúcar. Por isso, depois de assimilar um cheiro as formigas conseguem se guiar por ele e voltar até o alimento. Por isso, a nossa dica para afastar formigas é manter o ambiente limpo e seco. Não deixe alimentos destampados e também evite louça suja na pia.

Existem muitas outras receitas caseiras para acabar com as formigas, mas não recomendamos o uso delas, pode ser perigoso para sua família e, na maioria das vezes, a solução é ineficaz. O que vai funcionar de verdade é a chamar uma dedetizadora.

Conheça a dedetização preventiva, faça download do nosso infográfico e saiba mais:

Para uma solução para o seu problema com formigas, é preciso contratar o serviço de desinsetização com uma dedetizadora em Curitiba. Nós da Polinseto realizamos o serviço de dedetização, desratização e controle de pragas para empresas e residências. Entre em contato pelo telefone (41) 3256-7625 ou solicite um orçamento por WhatsApp (41) 98484-7625. Acompanhe a nossa página no Facebook para mais informações e dicas.

0 Comentários

Envie uma Resposta

Entre em contato

Envie sua mensagem com telefone que retornaremos o mais rápido possível.

Enviando

Desenvolvido por Mercado Binário - Criação de site.

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?