Ratos e Ratazanas: conheça as diferenças entre os roedores!

Ratos e Ratazanas: conheça as diferenças entre os roedores! Polinseto, dedetizadora em curitiba que trabalha com eliminação de ratos, desratização e dedetização em geral.

Quem nunca se deparou com aquele animal cinzento, de rabo longo, saindo de uma rede de esgoto ou passeando pelos cantos do terreno? Você o chamou de rato ou ratazana? Pergunto isso porque essa é uma das dúvidas mais frequentes entre as pessoas, principalmente em casos de infestações. Nós da Polinseto, dedetizadora em Curitiba, estamos aqui para te ajudar a identificar as diferenças entre esses animais!

Existem cerca de duas mil espécies de roedores no mundo todo! No ambiente urbano, duas delas se destacam, os ratos (negros e domésticos) e as ratazanas. O interessante é que essas pragas têm algumas características diferentes, tanto físicas, quanto de hábito. Veja!

  • Aspectos físicos

Os ratos podem ser facilmente confundidos com ratazanas jovens, mas se diferenciam por características físicas: a cor acinzentada, com um tom claro ou acastanhado, e também por terem os pés e a cabeça menores do que sua “prima”, além do mais se destacam pelas grandes orelhas e a cauda comprida, em relação ao seu corpo.

Já o rato negro tem um corpo delgado, nariz pontiagudo e cauda mais longa que a cabeça e a estrutura corporal.  Enquanto que a ratazana é maior que ambos, seu corpo é mais grosso, a cauda mais curta do que a cabeça e o físico, as orelhas pequenas e peludas, o nariz grosso e o pés e cabeça desproporcionais a sua estrutura corporal.

  • Hábitos alimentares

Os hábitos alimentares das espécies também são diferentes. Enquanto o rato doméstico prefere comer cereais e se alimentar sempre no mesmo lugar, o negro prefere frutas e alimentos úmidos, quase nunca comendo no mesmo local. Já as ratazanas, assim como o rato doméstico, preferem comer cereais. Elas cortam o grão na alimentação e procuram sempre buscar comida no mesmo local.

  • Habitats 

A preferência de habitat deles também difere. Os ratos negros preferem ambientes de clima temperado e têm facilidade para construir ninhos em locais altos. Os domésticos estão quase sempre no solo e se reproduzem em tocas, deixando um rasto de crostas de sujeira. Já as ratazanas vivem no solo e em tocas, podendo ser encontradas em edifícios, sistemas de esgotos e ao ar livre.

Uma outra grande diferença entre as ratazanas e as espécies de ratos é a reprodução. Elas atingem a maturidade sexual mais tarde, tendo ninhadas menores, por conta disso as infestações de ratos são geralmente maiores e mais frequentes e perigosas, por conta de doenças mortais, como a leptospirose.

Saber diferenciar as espécies de roedores é essencial para que a técnica de desratização da dedetizadora seja eficiente, evitando assim que novas infestações aconteçam, pois a presença desses roedores é extremamente perigosa, uma vez que transmitem inúmeras enfermidades, que podem levar à óbito, e também prejudicam toda a estrutura do seu imóvel!

Dedetizadora em Curitiba: conheça a Polinseto

Polinseto procura trazer conforto e tranquilidade para todos os clientes. Somos uma dedetizadora em Curitiba e oferecemos o que há de melhor em dedetização em Curitiba, região metropolitana e litoral. Mas, além disso, queremos oferecer o melhor para você e sua família. Entre em contato conosco pelo telefone (41) 3256-7625 ou solicite um orçamento por WhatsApp: (41) 98484-7625. Acompanhe a nossa página no Facebook e o nosso blog para mais informações e dicas.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Entre em contato

Envie sua mensagem com telefone que retornaremos o mais rápido possível.

Enviando

Desenvolvido por Mercado Binário - Criação de site.

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?