Conheça as principais doenças transmitidas por morcegos

Conheça as principais doenças transmitidas por morcegos - Polinseto

Assinale a alternativa correta: o que pode acontecer se você entrar em contato com um morcego?

A) Contrair raiva

B) Transformar-se em vampiro

C) Contrair histoplasmose

D) Virar o Batman

É… seria mais legal se fosse a alternativa D. Infelizmente, os morcegos são capazes de incubar e transmitir raivahistoplasmose. A primeira é causada pelo vírus do gênero Lyssavirus, e sua transmissão ocorre por meio da mordidas e arranhões de animais contaminados. A segunda, pela inalação dos esporos do fungo Histoplasma capsulatum, que se prolifera nas fezes de morcegos e pássaros.

Ao contrário do que ouvimos por aí, nem todos os morcegos alimentam-se de sangue, ainda bem. Mas todos eles são capazes de transmitir doenças. Apesar de menos nocivos, os morcegos frutíferos e nectarívoros também são potenciais vetores. Conheça agora como manifestam-se essas duas enfermidades transmitidas por essa praga.

A raiva

O morcego é o segundo maior transmissor do vírus da raiva, ficando atrás apenas dos nossos queridos amigos de 4 patas: os cães. Entre as espécies do mamífero voador, os mais perigosos transmissores da raiva são os hematófagos. Devido ao seu hábito alimentar, sangue, estão em constante contato com animais que podem estar contaminados com a enfermidade.

O tempo entre a infecção e os primeiros vestígios da doença variam de organismo para organismo. Normalmente, aparecem após 12 semanas. Assim que do surgimento dos sintomas, a mortalidade é quase iminente. Por isso, ela causa cerca de 70 mil mortes por ano em todo o mundo.

Os principais sintomas da raiva são:

  • A salivação em excesso;
  • Febre baixa;
  • Entorpecimento e formigamento;
  • Agitação excessiva e ansiedade.

A histoplasmose

Essa doença sorrateira aparece por todo o mundo. Há relatos de sua ocorrência na América do Norte, América do Sul e África. O fungo responsável pela sua transmissão é abundantemente encontrado em cavernas de morcegos, uma vez que ele se alimenta das fezes desse mamífero – eca!

Essa enfermidade pode passar despercebida na maioria dos casos. Mas em pessoas com algum déficit no sistema imunológico, pode ser fatal, causando uma infecção sistêmica no organismo, atingindo principalmente os pulmões.

Os principais sintomas da histoplasmose são:

  • Febre e calafrios,
  • Dor de cabeça,
  • Tosse e dor no peito
  • Dores musculares

Como espantar morcegos? Realize o controle de pragas

Por lei, não é permitido matar morcegos. Por isso, a maneira mais eficaz para manter essas pragas longe da sua casa, é através do controle. Para fazer isso, além de fechar o local onde os animais estão instalados, é necessário remover suas fezes. Esse procedimento deve ser feito com cautela para que não ocorra a inalação dos esporos. Assim, não há risco de contaminação de doenças.

Deixe esse processo com profissionais especializado, conte com a Polinseto para realizar o controle de pragas da sua casa ou escritório. Com profissionais qualificados e certificados para o serviço de controle de praga e dedetização, a Polinseto realiza o serviço de dedetização, desratização, descupinização e controle de pragas para empresas e residências.

Entre em contato pelo telefone (41) 3256-7625 ou solicite um orçamento por WhatsApp: (41) 98484-7625. Acompanhe a nossa página no Facebook e o nosso blog para mais informações e dicas.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Entre em contato

Envie sua mensagem com telefone que retornaremos o mais rápido possível.

Enviando

Desenvolvido por Mercado Binário - Criação de site.

Click Me

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?