Pragas urbanas: qual é qual e como se livrar de uma infestação

Pragas urbanas: qual é qual e como se livrar de uma infestação | Polinseto dedetizadora em Curitiba, oferecemos o serviço de dedetização em curitiba, descupinização, desratização e limpeza de caixa d'água

Por definição, pragas urbanas dizem respeito a animais e insetos com potencial para infestação de campos e cidades. Estamos falando de ratos, baratas, mosquitos, formigas, entre outros. De fato, a história do homem tentando controlar e se livrar desses seres é antiga. No Brasil, essas tentativas ganharam força principalmente após 1888. No Rio de Janeiro, a abolição da escravatura deixou nítida a falta de políticas públicas que promovessem higiene e saúde para a população. Tudo isso gerou o que ficou conhecido como uma verdadeira crise sanitária

Mesmo com os diversos avanços nesse sentido, a falta de cuidado em alguns ambientes domésticos ainda propicia a proliferação desses seres, que podem trazer diversos problemas à saúde de pessoas e animais

Mas e você, sabe como identificar pragas urbanas e as doenças trazidas por elas? Consegue dizer se um local está potencialmente sofrendo com uma infestação? Se não, continue a leitura, que iremos te ajudar com isso!

Como eliminar baratas

Estima-se que as baratas tenham surgido há quase 400 milhões de anos. Acredita-se que tenham sido inicialmente trazidas nas embarcações que descobriram a América. É desnecessário dizer que elas também são extremamente adaptáveis a qualquer ambiente, já que elas estão… por toda parte. 

Ainda assim, muitas pessoas parecem não conhecer os riscos que uma infestação de baratas pode trazer para a saúde. Baratas são transmissoras de doenças como Hepatite A, febre tifoide e alergias ocasionadas por fezes pulverizadas no ar. A prevenção deve ser feita por meio da manutenção do ambiente, que deve estar sempre limpo e livre de acúmulo de objetos.

Como se livrar de ratos

Ratazana, rato de telhado, camundongo. São apenas alguns nomes para criaturas que podem ser o verdadeiro terror das residências. Os ratos têm um potencial de reprodução gigantesco. Em um ano, um aparentemente inofensivo casal de ratinhos pode originar até 200 descendentes

Leptospirose e raiva são apenas algumas das mais de 50 doenças transmitidas, direta ou indiretamente, por ratos. Para a prevenção, uma medida simples é sempre deixar sacos e lixeiras bem fechadas. Simples e eficiente! 

Evitando as moscas

Poucas coisas conseguem tirar nossa paciência tanto quanto as moscas. Primeiramente, porque elas estão em toda parte. Segundo, elas possuem sensores de movimento, de calor e de substâncias liberadas por humanos e outros mamíferos. Prato cheio para incomodar a gente dia e noite! 

Se não bastasse, as moscas são responsáveis por transmitir diversas doenças. Desde as mais brandas, como conjuntivite e diarreia leve, até as mais perigosas, como tuberculose. Deixar os ambientes sempre secos e se livrar de comida estragada são tiros certeiros para evitar essa praga! 

Formiga só na natureza!

Quem nunca deixou aquele bolo em cima da mesa e acordou com uma verdadeira festa das formigas? Um verdadeiro trauma! Tudo bem que as formigas não são especialmente nocivas à saúde humana. 

Ainda assim, elas podem carregar alguns fungos e bactérias, então todo cuidado é pouco. Evitar deixar embalagens abertas e comidas em lugares expostos é uma boa medida preventiva. 

Identificando uma infestação por pragas urbanas

A primeira coisa para a qual devemos ficar atentos, quando estamos falando de uma possível infestação, é a frequência com a qual animais e insetos aparecem. Uma vez por semana, todos os dias? Mais na parte da manhã ou à noite? 

Após isso, você pode tentar identificar os ninhos dessas criaturas. Algumas baratas fazem ninho em locais como frestas e buracos em paredes. Outras preferem locais úmidos e engordurados, como ralos. Fique atento!

Contudo, eliminar uma infestação de pragas urbanas requer uma empresa especializada. A Polinseto procura trazer conforto e tranquilidade para todos os clientes. Somos uma dedetizadora em Curitiba e oferecemos o que há de melhor em dedetização em Curitiba, região metropolitana e litoral. Mas, além disso, queremos oferecer o melhor para você e sua família. 

Entre em contato conosco pelo telefone (41) 3256-7625 ou solicite um orçamento por WhatsApp: (41) 98484-7625. Acompanhe a nossa página no Facebook e o nosso blog para mais informações e dicas.

0 Comentários

Envie uma Resposta

Entre em contato

Envie sua mensagem com telefone que retornaremos o mais rápido possível.

Enviando

Desenvolvido por Mercado Binário - Criação de site.

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?