Infestação de formigas traz prejuízo para o bolso e para a saúde!

Infestação de formigas traz prejuízo para o bolso e para a saúde! Polinseto, dedetizadora em curitiba que faz o serviço de dedetização, desratização e desinsetização

Não é difícil encontrar formigas pela casa ou mesmo no quintal, afinal, elas estão por toda parte. Confira como uma infestação de formigas pode impactar a sua vida e saiba se prevenir!

Mesmo pequenas, as formigas são muito organizadas e apresentam alta capacidade de adaptação. Elas gostam de viver em campos abertos, mas também conseguem sobreviver muito bem nas cidades. Dentro de casa, as rachaduras na parede, buracos nos móveis e até aparelhos eletrônicos podem se tornar um ambiente propício para uma nova colônia de formigas.

Existem mais de 10 mil espécies de formigas por todo o mundo e pelo menos duas mil delas estão aqui no Brasil.Com exceção dos pólos Norte e Sul, que são ambientes congelantes, as formigas estão em todos os lugares do mundo. Em florestas, são responsáveis por renovar a terra e ajudar na fertilização para novas plantas. Já quando estão em locais de agricultura, podem destruir lavouras.

Ainda que pareçam inofensivas, as formigas podem causar um grande estrago, por isso fique atento para infestações dentro de casa.

Prejuízos causados pelas formigas

As formigas cortadeiras buscam folhas para levar de volta ao formigueiro, onde são separadas em câmaras para criação de um certo fungo, que é se o verdadeiro alimento delas. Pode parecer que elas recolhem pouco, mas já foi comprovado que em um safra elas podem consumir até 2 milhões de canas-de-açúcar, e em campo aberto recolher até 200 quilos de capim em um único dia. Alguns cientistas consideram as formigas o maior herbívoro das Américas, consumindo mais vegetais do que mamíferos, lagartos e besouros.

Dentro das nossas casa, as formigas podem habitar aparelhos eletrônicos, como videogames, notebooks e até mesmo impressoras. Por serem ambientes quentinhos, são escolhidas principalmente durante o inverno. E, uma vez dentro do aparelho, elas liberam uma substância ácida que chega a destruir as placas eletrônicas.

A presença das formigas em casa pode até mesmo ser uma ameaça à saúde. A formiga já é considerada menos higiênica do que as baratas. Isso é resultado de uma análise simples: quando uma barata morre, as formigas se juntam para transformá-la em alimento. O contrário nunca ocorre.

Por serem andarilhas, percorrendo grandes distâncias em busca de alimento, as formigas podem passar por diferentes ambientes inóspitos, como o esgoto. Com isso, elas carregam em suas patinhas diversas bactérias e vírus, que podem infectar tanto o próprio formigueiro quanto nós. Por isso, não acredite naquela velha história de que formiga faz bem para a vista: é perigoso consumir alimentos ou bebidas que estiveram em contato com esse inseto.

Leia mais: a barata é capaz de sobreviver a um desastre nuclear?

Como acabar com formigas

Encontramos formigas o tempo todo, mas é bem fácil identificar uma grande infestação: coloque algo doce, como um pedaço de bolo ou um pirulito, em cima da mesa da cozinha. Se aparecerem muitas formigas em poucos minutos, significa que sua casa tem uma infestação de formigas. Dados demonstraram que, na cidade de São Paulo, 89% das casas sofreram invasão das formigas.

Além de ser um agente transmissor de infecções, as formigas também podem causar alergias. A formiga-lava-pés é uma das mais perigosas nesses quesitos, e ainda corresponde a 35% de todas as picadas de inseto em humanos. O veneno dessas formigas tem propriedades tóxicas, causando dor intensa, bolhas, reações alérgicas e, em casos mais graves, até choque anafilático. 

A primeira dica para evitar formigas é manter a casa muito limpa e cuidar com restos de comida e farelos que possam ficar pela cozinha. Mas, às vezes, mesmo mantendo tudo em ordem, elas insistem em aparecer. Isso pode acontecer porque, além de percorrem grandes distâncias em busca de alimento, as formigas também podem chegar por sacolas plásticas ou sacos de papel de supermercados e padarias.

Ao identificar uma infestação de formigas em casa não é recomendado o uso de qualquer solução caseira, pois pode representar perigos para você e sua família. Mesmo o inseticida em spray não deve ser usado, afinal, as formigas que vemos em casa representam, no máximo, 15% de toda a colônia e quando ela se sente ameaçada, provavelmente vai se espalhar para se proteger.

Saiba tudo sobre dedetização preventiva no nosso infográfico:

Para acabar com infestações de formigas em casa ou no trabalho, é preciso contratar o serviço de desinsetização com uma dedetizadora em CuritibaA Polinseto realiza o serviço de dedetização, desratização e controle de pragas para empresas e residências. Entre em contato pelo telefone (41) 3256-7625 ou solicite um orçamento por WhatsApp (41) 98484-7625. Acompanhe a nossa página no Facebook e nosso blog para mais informações e dicas.

0 Comentários

Envie uma Resposta

Entre em contato

Envie sua mensagem com telefone que retornaremos o mais rápido possível.

Enviando

Desenvolvido por Mercado Binário - Criação de site.

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?