Visitas indesejadas: conheça os 3 PIORES insetos domésticos do país

Visitas indesejadas: conheça os 3 PIORES insetos domésticos do país | Polinseto dedetizadora em curitiba, com o serviço de dedetização, descupinização e desinsetização

Todos nós sabemos o quão horripilante é lidar com insetos. Alguns deles como baratas e aranhas tiram o sono de muita gente. E sempre nos deparamos com eles, independente da estação do ano, do dia, do horário; os insetos domésticos sempre aparecem para nos fazer aquela visitinha indesejada.

Mas você conhece os insetos que frequentam sua casa? É sempre bom sabermos quais as pragas urbanas que afetam nosso dia a dia, pois muitas delas transmitem inúmeras doenças. E é pensando nisso que nós da Polinseto dedetizadora em Curitiba, listamos abaixo os insetos domésticos mais comuns e prejudiciais a sua qualidade de vida. Veja!

1. Baratas: pragas urbanas que atormentaram até os dinossauros

baratas

As baratas são um dos insetos que mais causam pavores nas pessoas e também um dos mais resistentes do planeta! Só para ter uma ideia, elas existem desde a época dos dinossauros e colonizaram todos os ambientes habitáveis que encontraram pela frente.

Esses insetos gostam de residir em lugares úmidos e reservados. Algumas espécies, como a Periplaneta americana, aquela que sempre foge quando você acende a luz, vivem em esgotos, tubulações, caixas de gorduras, dentre outros lugares “nojentos”, por isso são conhecidas popularmente como “barata de esgoto”.

  • Doenças

A tradicional e caseira “barata de esgoto” transmite inúmeras doenças devido aos ambientes que frequenta, uma vez que suas “patinhas” pisam em fezes, lixo e outras coisas nojentas, podendo contaminar inclusive o alimento que você come. Uma das doenças transmitidas por baratas é a hepatite A ao contaminarem a sua água. Por isso é importante fazer a limpeza de caixa d’água.

Outas doenças são a febre tifoide, causada pela Salmonella typhi, que em quadros mais graves pode levar à óbito. Além disso as baratas também transmitem a tuberculose e a conjuntivite. Então, muito cuidado com esse inseto!  

  • Como acabar com baratas

A maneira mais eficaz de combater baratas é com a dedetização. Esse procedimento vai eliminar toda a colônia existente na sua casa, prevenindo a sua família. Mas lembre-se, contratar uma dedetizadora não vai salvar sua saúde se você não higienizar seu imóvel limpando ralos, caixa d’água, tubulações, evitando também deixar alimentos expostos, afinal qualquer coisa para elas é um banquete!

Leia também: Dedetização preventiva: evite problemas com pragas urbanas.

2. Mosquitos: insetos domésticos que já pararam o país

No Brasil não existe praga pior que o mosquito, ele é vetor de diversas doenças e surtos, como o da dengue que já parou o país. Mas já se perguntou por que tem tantos nas grandes cidades?

Pois bem, poucos bichos se adaptaram tão bem as cidades quanto os mosquitos. O ambiente urbano oferece tudo que eles necessitam: água parada, calor e alimento. Mesmo com uma expectativa de vida de 30 dias, essas pragas urbanas se proliferam de maneira acelerada no verão, com a fêmea podendo botar cerca de 200 ovos de uma vez só. 

  • Espécies e principais doenças

No Brasil, existem diversas espécies de mosquitos. Cada uma delas transmite uma série de doenças diferentes. Conheça os três principais que habitam na área urbana do país e seus perigos:

  1. Aedes aegypti, inimigo nº 1 da nação. Grande parte dos surtos que fizeram as pessoas temerem sair de casa são culpa dessa praga. Quem não lembra dos anúncios da TV contra dengue, febre amarela, zika e chikungunya? Adivinha quem mobilizou tudo isso? Sim, ele mesmo!

Vale lembrar que a proliferação de mosquito é intensa, principalmente em tempos quentes e úmidos. Além do mais, voa baixo e é atraído por sombra e água limpa parada.

2. Mosquito-prego: popularmente conhecido no país, é considerado um dos insetos mais mortais do mundo! Entre seu cardápio de doenças encontram-se a malária e filariose linfática, que podem levar rapidamente à óbito se mal-cuidadas.

3. Pernilongo. Sim, o pernilongo, Culex quinquefasciatus, é um mosquito! Só que ao contrário de seus “parentes” ele aprecia lugares com água suja e matéria orgânica em decomposição. Ele também tem hábitos noturnos, sabemos por conta daquele zumbido irritante que ouvimos à noite. Além disso, eles também transmitem inúmeras doenças. Para se ter uma noção, entre elas estão: filariose, febre do Rio Nilo, febre de Mayaro, dentre muitas outras.

  • Como eliminar mosquitos 

A melhor maneira de evitar esses seres indesejados é adotando medidas de prevenção, como a dedetização preventiva, limpar calhas, telhados, caixa d’água, não deixar água parada e lixo espalhado, principalmente em dias quentes. Caso não seguir essas medidas, terá dores de cabeças com esses insetos.

3. Aranhas: horripilantes e mortais

Quem nunca se arrepiou ao se deparar com uma aranha na parede do quarto? Elas causam medo em grande parte da população, não só pela aparência mirabolante, mas também pela sua picada mortal. Quando não tratada, se torna extremamente perigosa! Infelizmente, o Brasil, junto com a Austrália, é o país que mais abriga aranhas venenosas no mundo!

  • Doenças

No país se destacam três aranhas muito perigosas: aranha-marrom, viúva-negra e a temida armadeira. Essas espécies são dotadas de venenos poderosíssimos, com consequências fatais, como a necrose da pele, sensação de queimadura, problemas respiratórios. Todos esses efeitos podem evoluir para casos mais graves, podendo levar à morte.  

  • Como eliminar aranha

Uma das formas para impedir que essas pragas se infestem em sua casa é manter o imóvel sempre limpo, aspirando móveis e rodapés, evitando também o acúmulo de caixas, roupas e entulhos de maneira geral, removendo teias e higienizando o teto e as frestas.

Dedetização em Curitiba: conheça a Polinseto

Agora que já conhece os três piores insetos domésticos do país é hora de se prevenir, tomando todas as medidas necessárias para evitar que se tornem hóspedes em sua casa. Saiba que a melhor maneira de impedir que essas pragas prejudiquem sua saúde e a dos seus familiares é contratar um serviço de dedetização preventiva. Mas lembre-se, você também precisa fazer sua parte, a higienização tem um papel importante na qualidade de vida.

A Polinseto procura trazer conforto e tranquilidade para todos os clientes. Somos uma dedetizadora em Curitiba e oferecemos o que há de melhor em dedetização em Curitiba, região metropolitana e litoral. Mas, além disso, queremos oferecer o melhor para você e sua família. Entre em contato conosco pelo telefone (41) 3256-7625 ou solicite um orçamento por WhatsApp: (41) 98484-7625. Acompanhe a nossa página no Facebook e o nosso blog para mais informações e dicas.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Entre em contato

Envie sua mensagem com telefone que retornaremos o mais rápido possível.

Enviando

Desenvolvido por Mercado Binário - Criação de site.

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?