Fui picado por aranha-marrom! E agora?

Fui picado por aranha-marrom! E agora? | Polinseto dedetizadora em Curitiba que realizar os servicços de descupinização, desratização, desinsetização e controle de pragas.

Muito comum no sul do Brasil, a aranha-marrom já é uma velha conhecida dos curitibanos. Saiba o que fazer em caso de picada e também como se prevenir!

aranha-marrom tem uma peçonha extremamente perigosa para o ser humano. Em casos graves o local afetado pode sofrer uma necrose, ou seja, o veneno mata as células saudáveis da pele.

A aranha-marrom gosta de tempo quente e seco, procurando sempre um abrigo da luz direta. Pode ser encontrada na natureza em cascas de árvores, buracos ou folhas secas. Dentro da casa ela gosta de se esconder atrás de móveis, quadros, armários e entre roupas e calçados. No quintal, é preciso ter cuidado com lixo acumulado, entulho e restos de materiais de construção como, telhas e tijolos empilhados.

Mesmo tendo um veneno potente, a aranha-marrom só ataca quando se sente ameaçada ou quando é comprimida contra o corpo. Por isso, é importante lembrar de sacudir roupas e calçados para evitar um contato direto com o aracnídeo.

Picada da aranha-marrom

A picada da aranha-marrom é difícil de ser diagnosticada em um primeiro momento. Na hora da mordida é sentida apenas uma dor leve e os sintomas começam ase intensificar nas primeiras 12 horas:

  1. o local fica arroxeado com um ponto esbranquiçado no meio
  2. febre
  3. mal-estar
  4. náuseas
  5. vômito
  6. pode ser que outras partes do corpo também apresentem um tom avermelhado

Acidentes com aranhas são muito comuns aqui no Brasil e a maioria é simples, não precisa de acompanhamento médico. Até mesmo com as aranhas-marrom, cerca de 85% dos acidentes são leves, sendo tratados com antialérgicos corticoides para a dor. São poucos os casos mais graves que necessitam de tratamento com o soro antiaracnídeo.

Mas para facilitar o diagnóstico médico e tratamento, é necessário identificar a espécie da aranha que causou a picada. Dessa forma o médico poderá definir se a soroterapia é necessária para o caso. Os acidentes mais comuns que necessitam dessa intervenção acontecem com a armadeira, viúva-negra e aranha-marrom.

Em caso de picada de aranha-marrom, ou mesmo uma suspeita, é preciso ir diretamente ao hospital ou posto de saúde mais próximo. Existem mais de 100 postos de saúde em Curitiba preparados para este tipo de acidente.

No caso de dores muito intensas logo após a picada, é recomendado fazer uma compressa quente no local a caminho do médico. Não é aconselhado seguir com tratamentos caseiros como amarrar ou apertar a área, ou tentar sugar o veneno, essas soluções podem agravar ainda mais a lesão. Depois da picada, apenas lave bem o local atingido com água e sabão.

Leia também: as aranhas mais perigosas do Brasil

Como prevenir acidentes com aranha

A limpeza é o primeiro passo para prevenir o aparecimento de aranhas ou até mesmo outros insetos. Passe pano ou aspirador de pó em todos os cantos da casa que elas possam usar de esconderijo. Elas costumam criar teias irregulares, parecidas com pedaços soltos de algodão, então fique atento se encontrar alguma pela casa. Lembre também de abrir as janelas e deixar o ambiente sempre fresco e arejado.

Você pode ainda instalar lâminas de borracha nas portas, para bloquear o acesso das aranhas ao interior da casa. As lagartixas também são ótimas aliadas, pois são predadores naturais das aranhas e não fazem mal aos seres humanos.

Não tente capturar aranhas por conta própria. Boa parte das aranhas são inofensivas a humanos, mas, como é o caso da aranha-marrom, acidentes graves podem acontecer, com picadas ou reações alérgicas. Por isso, se encontrar aranhas ou outras pragas urbanas na sua casa, contrate uma dedetizadora! Os profissionais vão lidar da maneira correta com a situação.

Para se manter ainda mais protegido conheça a dedetização preventiva. Faça download do nosso infográfico agora mesmo:

A Polinseto realiza o serviço de dedetização, desratização, descupinização e controle de pragas para empresas e residências. Entre em contato pelo telefone (41) 3256-7625 ou solicite um orçamento via WhatsApp (41) 98484-7625. Acompanhe nossa página no Facebook para mais informações e dicas.

0 Comentários

Envie uma Resposta

Entre em contato

Envie sua mensagem com telefone que retornaremos o mais rápido possível.

Enviando

Desenvolvido por Mercado Binário - Criação de site.

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?