Primavera é época de Siriri (ou Aleluia), o cupim com asas!

Primavera é época de Siriri (ou Aleluia), o cupim com asas!

Durante a primavera é comum encontrar as Aleluias, ou Siriris. Você sabia que esse cupim com asas esta procurando locais para formar uma nova colônia?

A primavera começou. O clima vai esquentando aos poucos e a umidade também aumenta. Muita gente gosta da estação das flores, mas infelizmente, as pragas urbanas também adoram. Fica muito mais fácil encontrar cupim, formiga ou barata em casa ou no quintal. Essa mudança de temperatura favorece a reprodução de todos eles – principalmente dos cupins.

Sendo insetos sociais, os cupins moram em uma colônia e dividem as funções do ninho. E quando a primavera chega, as ninfas, os únicos cupins que possuem asas, saem em busca de um parEsses cupins alados também são conhecidos como Siriri, Sarará ou Aleluia, dependendo da região do Brasil. Mas o inseto é o mesmo: um cupim com asas que sai em revoada pronto para iniciar uma nova colônia.

A revoada do cupim com asas (Aleluias, ou Siriris)

A revoada é a saída em enxame dos cupins alados, e acontece de forma natural, para perpetuar a espécie em novas colônias. Acontece quando o ninho fica muito povoado, geralmente depois de três ou cinco anos do começo da colônia.

As ninfas se dividem em machos e fêmeas, saindo em conjunto do cupinzeiro. Mas eles nunca formam casais entre si, sempre procuram membros de outras colônias para o acasalamento. 

Os cupins alados saem juntos da colônia no final de tarde, sendo naturalmente atraídos pela luz da lua. É por esse motivo que eles tendem a se concentram nas lâmpadas de casa, em dias mais quentes: não sabem diferenciar luz natural e artificial

Os Siriris encontram seus pares ainda durante o voo, e pousam juntos para procurar o melhor lugar para começar o seu ninho. Caso não se encontrem durante a revoada, a fêmea pousa e libera um hormônio para atrair um parceiro, e juntos eles saem em busca de um abrigo. 

Alguns de seus lugares preferidos são rachaduras em paredes, buracos em peças ou móveis de madeira e árvores secas. Por esse motivo, estar com a dedetização em dia é muito importante, especialmente na primavera.

Como o novo cupinzeiro começa

Quando pousam, os cupins alados perdem suas asas, que já não tem mais utilidade, ou as pressionam contra o chão até quebrá-las. E o novo casal vai em busca do melhor abrigo. Logo que encontram um espaço apropriado, começam a escavar o solo ou madeira, construindo primeiro uma câmara real, que tende a ser maior do que os outros compartimentos, e acasalam para dar início a nova colônia.

Essa primeira fecundação pode gerar até 2 mil ovos, as seguintes podem chegar até 8 mil. As primeiras larvas demoram entre 24 e 90 dias para nascer, e o casal real cuida dessa primeira ninhada, que vai assumir as primeiras funções na colônia: operários e soldados. Três ou cinco anos depois é que as ninfas vão começar a nascer, podendo substituir o rei ou a rainha na reprodução da colônia, caso algum deles morra. Quando nascem ninfas suficientes, é preparada a revoada.

O rei e rainha ficam juntos por toda a vida, que pode chegar até 50 anos – em condições ideais. Sua única função no ninho é a reprodução, e em um único ano podem botar até 3 trilhões de ovos

Revoada é sinal de cupinzeiro por perto

A revoada dos cupins alados geralmente acontece perto do anoitecer, e como não tem costume de voar para muito longe dos seus atuais ninhos, se você presenciar um grande número desses insetos, é sinal que existe um cupinzeiro próximo a sua casa.

Os cupins alados não causam nenhum dano estrutural, mas como estão formando casais, é melhor evitar que escolham a sua casa ou seus móveis como abrigo para uma nova colônia. 

Uma infestação de cupim nunca é bom sinal, principalmente para os móveis de madeira, e essa praga urbana ainda pode causar reações alérgicas e até ataques de asma, devido aos resíduos de poeira que podem se acumular ao redor da colônia.

As melhores formas de prevenir o aparecimento dessa praga urbana é manter os ambientes higienizados e verificar buracos ou rachaduras em móveis ou nas paredes. Faça download do nosso infográfico e conheça mais sobre outras técnicas de prevenção.

Mesmo sendo importante tomar medidas preventivas, a melhor forma de acabar com o cupim com asas da sua casa é com um serviço de descupinização. A Polinseto realiza o serviço de dedetização, desratização e controle de pragas para empresas e residências. Entre em contato pelo telefone (41) 3256-7625 ou solicite um orçamento por WhatsApp (41) 98484-7625. Acompanhe a nossa página no Facebook e o nosso blog para informações e dicas.

0 Comentários

Envie uma Resposta

Entre em contato

Envie sua mensagem com telefone que retornaremos o mais rápido possível.

Enviando

Desenvolvido por Mercado Binário - Criação de site.

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?