Saiba como agir em caso de picada de escorpião

Saiba como agir em caso de picada de escorpião

Com o calor é comum encontrar pragas urbanas como o escorpião, que aparece em casas e apartamentos. Saiba o que fazer em caso de picada de escorpião!

O escorpião é pequeno e gosta de lugares escuros para se esconder durante o dia – ele sai do abrigo a noite em busca de alimento. Aracnídeos assim como a aranha e o carrapato, apresentam uma alta capacidade de adaptação, ou seja, os escorpiões podem viver no cerrado, caatinga, florestas temperadas, desertos e até mesmo ambientes urbanos.

Nas cidades, o escorpião procura locais com entulhos, restos de materiais de construção, madeiras acumuladas e até mesmo lixo orgânico para servir de esconderijo. São carnívoros e se alimentam de insetos como baratas, moscas, aranhas, grilos e cupins. Durante o verão esses animais se proliferam com mais facilidade, o que também aumenta a sua população. Quando muitos insetos aparecem em casa, também podem atrair escorpiões.

Existem cerca de 1.600 espécies de escorpiões em todo o mundo, mais de 160 se encontram aqui no Brasil. Os que mais causam acidentes são o escorpião-marrom e escorpião-amarelo. Ainda na região Norte, existe uma outra espécie, o escorpião-preto-da-amazônia, que assim como o nome sugere é totalmente preto e pode medir até 6 cm.

O escorpião pode aparecer até mesmo em casas e apartamentos. O Ministério da Saúde contabilizou mais de 141 mil acidentes envolvendo escorpiões apenas em 2018. Descubra o que fazer em caso de picada de escorpião:

O que fazer em caso de picada de escorpião

A maior parte dos acidentes com animais peçonhentos no Brasil acontecem com escorpião, que ataca quando se sente ameaçado. É importante verificar sempre roupas e calçados antes de vesti-los para evitar o contato direto com o animal. Lembre também de usar luvas de raspas de couro para manusear qualquer entulho ou restos de materiais de construção e durante as atividades de jardinagem.

Em geral o escorpião é venenoso e tem uma picada extremamente dolorosa, porém é não letal. Algumas espécies podem ser mais tóxicas e como consequência serem mais perigosas. Mas em geral, os acidentes podem ser tratados com anestésicos e também analgésicos para dor. Em casos mais graves o soro antiescorpiônico é aplicado contra o veneno.

Os grupos que apresentam maior risco em caso de picada de escorpião são idosos e crianças – que quanto mais novas pior pode ser a situação. Em um primeiro momento a picada vai apresentar muita dor, vermelhidão, enjoos e inflamação do local. Nos casos mais graves outros sintomas como aumento da frequência cardíaca e queda da pressão arterial, também podem aparecer.

O recomendado é ir ao médico logo depois da picada, e se possível, também levar o espécime para agilizar o atendimento e definir se o soro será necessário. Caso não seja seguro capturar o escorpião, tente tirar uma foto ou gravar um vídeo rápido – com cuidado.

Leia também: Tudo o que você precisa saber sobre aranhas e nunca te contaram

Como evitar infestações

Para evitar infestações de escorpião em casa é importante tomar alguns cuidados básicos como: evitar a sua entrada com telas em ralos no chão, em pias e tanques, vedando frestas nas paredes, portas e soleiras, além de manter o quintal limpo, com grama aparada e evitar o acúmulo de entulho, folhas secas e lixo doméstico.

Também é preciso prestar atenção em outras pragas urbanas que podem aparecer na sua casa, como baratas e cupins, que são o alimento preferido do escorpião. Lembre-se também de proteger a população dos predadores naturais do escorpião, como lagartos, sapos e aves de hábito noturno, como as corujas.

Para acabar com os escorpiões, você pode contar com o serviço de controle de pragas. E para evitar que eles cheguem na sua casa, faça uma dedetização preventiva. Confira fazendo download do nosso infográfico gratuito:

Em caso de infestação de escorpiões, outras pragas urbanas, ou serviço de prevenção, conte com a Polinseto dedetizadora em Curitiba! A Polinseto realiza o serviço de dedetização, desratização, descupinização e controle de pragas para empresas e residências. Entre em contato pelo telefone (41) 3256-7625 ou solicite um orçamento via WhatsApp (41) 98484-7625. Acompanhe nossa páginas no Facebook para mais informações e dicas.

0 Comentários

Envie uma Resposta

Entre em contato

Envie sua mensagem com telefone que retornaremos o mais rápido possível.

Enviando

Desenvolvido por Mercado Binário - Criação de site.

Click Me

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?